Karl Lagerfeld

Aos 85 anos, morre o gênio Karl Lagerfeld

Um dos designers de moda mais prolíficos e celebrados de todos os tempos, Karl Lagerfeld faleceu aos 85 anos em Paris. O estilista trabalhou arduamente até a sua morte instruindo, inclusive, sua equipe sobre o desfile outono/inverno 2019 Fendi, que deve acontecer durante a semana de moda de Milão, nesta quinta-feira.

Lagerfeld é um dos designers de moda mais famosos de todos os tempos e liderou algumas das maiores casas de moda do mundo, entre elas, Fendi, Chanel e sua própria grife, três das marcas em atuou como diretor de criação até o dia de hoje.

“Graças a seu gênio criativo, generosidade e excepcional intuição, Karl Lagerfeld esteve à frente de seu tempo, o que contribuiu amplamente para o sucesso da Maison Chanel em todo o mundo”, disse Alain Wertheimer, CEO da Chanel, em um comunicado. “Hoje, não apenas perdi um amigo, mas todos nós perdemos uma mente criativa extraordinária a quem dei carta branca no início dos anos 80 para reinventar a marca.”

O estilista não revelou detalhes sobre problemas de saúde. No entanto, em janeiro, ele não fez sua reverência habitual ao final do desfile da Chanel. Mais tarde, a casa divulgou um comunicado declarando que Lagerfeld estava cansado demais para assistir ao show naquele dia. Lagerfeld começou sua carreira na moda em 1955 como assistente de Pierre Balmain. Em 1983, juntou-se à Chanel e passou 36 anos no comando da icônica casa de moda francesa.

“De coleção em coleção, Karl Lagerfeld deixou a sua assinatura na marca criada por Gabrielle Chanel”, disse Bruno Pavlovsky, presidente de moda da Chanel. “Ele promoveu firmemente o talento e a experiência dos ateliers da Chanel e da Métiers d’Art, permitindo que esse excepcional know-how brilhasse em todo o mundo. A maior homenagem que podemos pagar hoje é continuar seguindo o caminho que ele traçou – para citar Karl – “continuar a abraçar o presente e inventar o futuro”.

Imagens: divulgação