Seja por diversão ou para treinar, andar de bicicleta exige não só equipamentos de segurança, mas também atenção à pele e aos cabelos.
Por Karine César
Fotos: Danilo Borges
Edição de moda e styling: Tomaz Souza Pinto
Beleza: Alex Origuella
Modelo: Ellen Pinaffi (Way Model)
Booker: Airton Martins (Way Model)
Tratamento de imagem: Jujuba Digital
Pedalar melhora o condicionamento físico, reduz o estresse, ajuda a perder peso, deixa a pessoa mais feliz, entre outros benefícios. Quem decide aderir a esse esporte ou meio de transporte já sabe que terá de usar capacete, luvas, óculos e roupas coloridas (para ajudar na visualização). No entanto, são raros os que se lembram de passar protetor solar – no rosto e no corpo – e usar produtos específicos para o cabelo. É o seu caso? Então, confira o jeito certo de cuidar da sua pele e dos seus fios. Boa pedalada!
1. Filtro solar
O ideal é que seja próprio para esporte – mesmo para quem só anda de bike por diversão –, pois são produtos mais resistentes à transpiração. Você deve optar por fator de proteção 30 ou acima disto. “A reaplicação deve ser feita a cada duas horas’’, recomenda Thaís Jerez, dermatologista da Clínica Jerez (SP).
2. Sabonete facial
Lavar o rosto com sabonete comum costuma alterar o pH da pele, agredindo-a. Como a tez dessa região é mais sensível, use produtos específicos e de acordo com o seu tipo de pele. Se for oleosa, por exemplo, aposte em uma versão que controla a oleosidade.
3. Hidratante facial e corporal
Eles devem ser utilizados diariamente, logo depois do banho. Se for pedalar em seguida, deixe para outro momento. “Com a transpiração, o produto pode deixar aquela sensação pegajosa na pele”, explica Thaís Jerez.
4. Protetor labial
Muitas pessoas só se lembram dele no inverno, para evitar rachaduras e ressecamento. Mas ele também é importante no verão. Além de proteger a boca dos raios solares, o produto ajuda a prevenir o herpes labial. Opte por FPS 30 e reaplique a cada duas horas.
5. Protetor solar com cor
Você até pode usá-lo, mas o problema é se ele escorrer com a transpiração. Resultado? Roupa e toalha sujas.
6. Maquiagem
Item polêmico! Segundo a dermatologista, rímel, lápis e delineador à prova d’água estão liberados. Já bases e corretivos devem ser evitados, pois podem obstruir os poros e prejudicar a transpiração da pele, favorecendo a oleosidade e a acne.
7. Xampu e condicionador
Lave os cabelos com produtos que tenham filtro solar. Isso é importante para protegê-los dos danos causados pelo sol. Além disso, não deixe de usar o leave-in com filtro solar. Ele também tem a função de proteger o cabelo e manter a hidratação, além de blindar o couro cabeludo. Nesse caso, passe o produto com os fios úmidos. Se for necessário, reaplique depois de duas horas.
8. Rabo de cavalo
O penteado não favorece a queda, mas é capaz de fraturar a fibra capilar. Por isso, prefira elásticos revestidos de tecido. “O que pode causar uma diminuição dos fios, principalmente na região da testa, é prender o cabelo com muita força”, diz a dermatologista.
9. Lavagem
Você pode, sim, lavar o cabelo todos os dias. O que determina a frequência é a sua necessidade. O mínimo, no entanto, é três vezes por semana.