Por Valeria Lopes
Se você procura o paraíso, ele pode estar mais perto do que você imagina. Em uma pequena ilha, ao sul da Bahia fica um lugar de águas transparentes, praias de areias finas e brancas e nada, nada mais ao redor. Assim é Boipeba.
Boipeba é vizinha do Morro de São Paulo e Trancoso, porém menos famosa. Por ser um vilarejo e Área de Proteção Ambiental, este recanto de belezas naturais passa batido aos olhos de desinformados.
Boipeba vem do tupi “mboi pewa” que faz referência às tartarugas marinhas que ali se reproduzem.
São 20km de extensão litorânea e 7 praias: o agito de vai e vem, comidas típicas e saídas de Barco fica em Boca da Barra. Na Praia do Outoeiro e das Pedrinhas, na maré baixa, você encontra lindas pedras e piscinas naturais. Se você quiser usar a imaginação e viajar na estória, a Ponta dos Castelhanos, além dos coqueiros, traz um navio Espanhol afundado e fica deserta na maior parte do tempo. Aqui é possível nadar com tartarugas, e é um importante ponto de desova. Da Praia do Bainema vêm os camarões e peixes consumidos e comercializados na ilha, sua trilha de árvores frutíferas nativas são um show à parte. Pare na Praia do Tassimirim para um mergulho de superfície e não deixe de comer lagosta ou bobó de camarão nas barraquinhas. A Praia do Moreré é um cartão postal, tire o dia para admirar sua beleza, fazer uma caminhada na maré baixa e alimentar a alma com a vista para as cabanas rústicas ao longo da praia. Vá a Praia da Cueira para conhecer a atração local da lagosta na manteiga feita em fogão à lenha, não tem como se perder, os lindos coqueiros indicam o caminho.
Se você é mais esportista e não quer só contemplar, em Boipeba há muito o que fazer: passeios pelo rio do Inferno e de caiaque peloManguezal, stand up padle, observação de baleias Jubarte, trilhas, mergulho e até um passeio histórico pelo Vilarejo.
A noite de Boipeba começa com o pôr do sol, e o espetáculo vale cada suspiro. Junte-se aos locais e suas barraquinhas. Não espere agitos como a de seus vizinhos famosos. Boipeba é lugar de gente serena e pacata, que leva a vida no ritmo do paraíso. Forró, fogueira e em certas noite um Bumb meu Boi são as atrações locais. Aprecie o pôr do sol no Ponta da Barra, o lugar têm a melhor vista e você ainda tem o privilégio de degustar tira-gostos e drinks exóticos.
Cansou? Então agende seu horário na Pousda Luar, deite de frente para o mar e se entregue nas mãos de uma boa massagem. Você escolhe, tailandesa, reiki ou só relax mesmo.
O que você está esperando? O verão chegou e lá o sol te aguarda.
Boa Viagem!