Melanie Gaydos nasceu com uma mutação genética, mas mesmo assim venceu os estereótipos e triunfou no mundo fashion.
Ela foge completamente dos padrões impostos pelo mundo da moda. Entretanto, a sua aparência única e sua determinação fizeram da modelo internacional a “queridinha” da mídia. Só este ano, Melanie participou de vários desfiles da semana de moda de Nova York e de inúmeras sessões fotográficas.
A modelo sofre de uma condição genética rara, a Displasia Ectodérmica, que afeta o crescimento de dentes, poros, cartilagens, unhas e cabelos. Por isso, ela não tem nenhum dente na boca e pouquíssimos pelos. “Quando era pequena, me apelidaram de Piu-Piu, porque não tinha cabelo, mas saíam três fios do alto da cabeça”, disse ela à BBC.
Lutando para entrar na indústria
Apesar de ter sofrido muito preconceito durante a infância e a adolescência, Melanie não desistiu de seu sonho. Ela queria ser modelo, estar em um outdoor… Seu primeiro passo foi estudar arte no Pratt Institute, em New York. A virada veio com uma carta que ela enviou a um famoso fotógrafo espanhol, Eugenio Recuenco. Ele a convidou para um ensaio, e depois disso sua carreira deslanchou.
Melanie também é única em seu tipo de alteração genética. Há pouco tempo um exame confirmou que sua anomalia foi causada por uma alteração no gene TP63. Esse tipo de variação nunca havia sido detectado antes. Por isso, sua aparência é tão diferente e chamativa. O que causou tanta tristeza no início é o diferencial de Melanie hoje em dia, e seu sonho deixou de ser algo impossível.