Treino funcional em cima d’água

FUNCIONAL

O Aquabase, modalidade que mistura movimentos de força, ioga e pilates praticados sobre um tapete que flutua, é a nova sensação para queimar calorias e definir a musculatura do corpo todo.

Por Karine César

 

O Stand Up Paddle (SUP) conquistou uma legião de adeptos no verão passado e se tornou o esporte queridinho de várias celebridades. Também não poderia ser diferente. Remar em cima de uma prancha trouxe a possibilidade não só de estar perto da natureza, mas também a chance de ter uma academia a céu aberto. Para quem acha que isso não poderia melhorar, veio a novidade: o Aquabase. A modalidade, que virou mania no Reino Unido, é um Cross Training feito na água. A pessoa fica em cima de um colchonete inflável bastante rígido (o Aquaphysical), feito do mesmo material dos botes, e deve executar, em 30 minutos, um treino de alta intensidade (o tão famoso HIIT).

Molhando a camisa

Além de agachamentos, flexões, burpees e abdominais, a aula também incorpora movimentos da ioga e do pilates. O diferencial é a instabilidade que o colchonete traz. Isso faz com que todos os músculos do corpo sejam ativados durante um único movimento. Nem precisa dizer que o abdome e os quadris são essenciais para manter a estabilidade do corpo. Do contrário, é água na certa! Por outro lado, trabalhar esses músculos vai ajudar a conquistar o sonho de dez entre dez pessoas: um abdome chapado.

 Outros benefícios

O treino é ainda indicado para os casos de reabilitação (depois de uma lesão) e para quem sente dores nas costas, já que possui quase nada de impacto. Com o Aquabase, é possível detectar algum desequilíbrio por maus hábitos ou fraqueza muscular. Desse modo, a pessoa consegue trabalhar mais a região que está em desvantagem. A modalidade ainda não chegou ao Brasil, mas quem sabe ela apareça por aqui neste verão, hein? Vamos torcer!