Costanza Pascolato, a papisa da moda brasileira, lança livro de moda

A própria consultora foi quem escolheu as estampas que ilustram as 96 páginas do livro e vem costurado por dicas de como vestir roupas estampadas.

Por Márcia Pereira
Foto:  Consuelo Blocker/Divulgação

Se, neste Natal, você pensa em dar um presente para alguém que adora moda, mas já tem tudo de roupas e acessórios, pode haver uma solução para este seu dilema. A consultora e papisa da moda brasileira Costanza Pascolato lançou o livro de colorir Meu Caderno de Estampas (Ed. Planeta, R$ 35, à venda nas livrarias físicas ou on-line do país). Não, não é mais um livro de colorir, apesar de ter sido inspirado na febre que se espalhou pelo Brasil.

O título foi elaborado pela própria Costanza, que vislumbrou nas estampas da tecelagem da sua família – a Santaconstancia – a mesma delicadeza e poesia dos desenhos dos livros de colorir de selva, animais e mandalas, que arrebataram os brasileiros. A própria consultora foi quem escolheu as estampas que ilustram as 96 páginas do livro e vem costurado por dicas de como vestir roupas estampadas – um notório desafio para quem entende realmente de moda e não sai de casa sem estar embalada por um figurino fino e elegante.

Além das informações preciosas de moda e da diversão de colorir as belas padronagens, a dona desse livro poderá, ainda, voltar na infância. Isso porque algumas das estampas ganharam, atrás de suas páginas, um modelito de calça, camiseta, vestido longo, minivestido ou trench coat para, depois de devidamente matizado com os lápis de cor, ser recortado e usado para montar um look para a bonequinha de papel que a espera impressa na orelha do livro – e que, por sua vez, deve ser recortada para servir de modelo para os looks.

Com certeza é um presente sob medida para quem curte o mundo fashion.

Meu caderno de estampas_imagem da capa_vale

Algumas das dicas de Costanza, que estão no livro:

“Estampas florais miúdas normalmente são para meninas, adolescentes ou mulheres mais jovens. As mulheres maduras ficam melhores com os florais de tamanho médio e grande.”

“Um look totalmente estampado, dos pés à cabeça, está liberado para lugares de temperaturas quentes e se as cores forem da mesma família, como azul e verde, rosa queimado com pink, laranja com amarelo, vermelho com laranja.”

“Uma calça toda na padronagem cashmere nunca será uma gafe se as cores do tecido forem neutras ou pastéis. Ao compor o look, combine com uma camiseta lisa.”

 

Márcia Pereira é formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, trabalhou como repórter e editora em veículos da grande imprensa como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, e nas revistas Corpo a Corpo, Só Receitas e Contigo!, entre outras. Sua paixão por gastronomia a levou a viver experiências inesquecíveis, como fazer a pisa da uva à beira do rio Douro, em Portugal, e comer veado na Nova Zelândia. Comer e beber (e viajar para isso) são, definitivamente, alguns dos melhores prazeres da sua vida!