Nas nuvens de Sampa

HEINEKEN

Por Márcia Pereira

Ver até onde a vista alcança. Em São Paulo, a mais famosa selva de pedra do país, nem sempre esse clichê pode ser usado, é até meio fantasioso. Afinal, só mesmo o Super-Homem para transpor, com sua visão de raio X, um dos skylines mais recheados de prédios do mundo. Mas já parou pra pensar que também as inúmeras construções e arranha-céus que salpicam a cidade podem proporcionar uma bela e apreciável vista?

Com certeza! Ainda mais no verão.
E os restaurantes e bares com terraços podem dar a dimensão dessa beleza, noturna ou diurna, aos convivas que se arriscarem às suas alturas, às suas varandas e sacadas, tradicionais ou modernas, no centro ou nos bairros, altas e altíssimas!
Há opções que vão muito além do afamado restaurante Terraço Itália, inclusive de baladas animadas e… suspensas.
AbsolutMag montou uma lista bem eclética de endereços que têm como teto só as nuvens.

RESTAURANTES

chezoscar-danielmitsuo-001

Chez Oscar 

O lugar instalado num prédio de arquitetônica moderna, na rua Oscar Freire, tem cinco andares dedicados ao prazer da degustação. No primeiro andar, um charmoso restaurante recebe famintos descolados que se esbaldam com as criações do chef Raphael Cesana, como o delicado e quase divino nhoque rústico – um tipo de prato (dos primórdios da casa) que, como dizem, é pra comer ajoelhado. Os andares mais ao alto são dedicados à arte da coquetelaria e do encontro casual e furtivo. No último andar, os drinques clássicos e as receitas etílicas modernas ganham a parceria da noite estrelada paulistana, que se escancara para aqueles que escolhem bebericar, conversar e namorar lá em cima da rua Oscar Freire, 1128.
O bar de cima do Chez Oscar funciona de segunda a sábado das 21h30 às 3h. Não abre aos domingos.
Tel.: (11) 3081-2966

skye

Skye

Funciona no topo do hotel Unique, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 4700. Por ser todo envidraçado, é possível visualizar a imponência verde do Parque do Ibirapuera enquanto se almoça ou se degusta um perfumado e leve jantar preparado pela equipe do chef francês Emmanuel Bassoleil. Se a noite estiver agradável, vale optar pelas mesas próximas à piscina de pastilhas vermelhas – que mais parece uma locação hollywoodiana – e ficar só nos drinques e nos petiscos do chef.
O Skye abre de segunda a sexta, das 19h à 0h e aos sábados e domingos até à 0h30.
Tel.: (11) 3055-4702

BARES

mirante 2

Mirante 9 de Julho

Um dos mais recentes bares inaugurados na metrópole, já ganhou a atenção da mídia e dos baladeiros não só por ser um projeto com a assinatura do Midas noturno Facundo Guerra (sócio da Lions, do Riviera e do Z Carniceria, entre outras casas), mas principalmente por revitalizar um importante ponto turístico de Sampa, que oferece uma das mais lindas vistas de uma icônica avenida da cidade, a 9 de Julho, e que esteve abandonado por quase 80 anos. O espaço, construído na década de 1930, é um misto de bar, galeria, café, restaurante, cinema e casa de shows (intimistas, nada de casa lotada com mais de 500 pessoas), impregnado de charme e atmosfera cool, bem ao sabor da metrópole que o abriga.
Funciona de terça a domingo, das 10h às 22h.
Rua Carlos Comenale, sem número.
Tel.: (11) 3111-6342 

alto

Alto da Harmonia

O bar é simples, de boa, vale ir de vestidinho, camiseta e bermuda, mas também de salto alto. Democracia é seu regime político e, além da harmonia – que, na verdade vem do nome da rua onde está instalado –, a alegria e a descontração também são bem-vindas ao seu plenário suspenso, que fica no último andar da casa. Fica no coração da Vila Madalena, numa esquina movimentada, e tem uma das mais belas vistas da cidade que revela os altos e baixos não só da Vila, mas também de Pinheiros e até dos Jardins. E para os voyeurs da vida noturna, tem até binóculo para espiar.
Funciona de terça a sexta, das 17h à 1h; sábados das 12h até a 1h e domingos das 12h às 22h.
Rua Harmonia, 271.
Tel.: (11) 2528-1241

BALADAS

HEINEKEN3

Heineken Up Top

Uma das mais exclusivas festas de Sampa é realizada nos lugares mais altos da cidade (e só nas sextas, nos sábados e nos domingos dos dois primeiros meses do ano). O lema é mais ver do que ser visto. Regado, claro, a muita cerveja Heineken – servida na forma tradicional, em garrafas, ou como protagonista de drinques –, o evento, embalado por DJs e bandas do circuito alternativo, leva ao delírio privilegiados que conseguem o passe livre para entrar – é preciso fazer o cadastro no perfil do Facebook somente às quintas-feiras anteriores ao fim de semana da vez – e que podem se gabar de estarem por cima. A terceira edição do evento, que vai até 28 de fevereiro, é hospedada no topo do prédio Mirante do Vale (considerado o prédio mais alto de São Paulo, da década de 1960 e com 170 metros de altura).
Para mais informações e para se inscrever, acesse facebook.com/heinekenupontheroof
Às sextas, a festa começa às 18h e vai até a 0h; aos sábados e domingos, a programação começa às 16h.
Rua Brigadeiro Tobias, 118.

PANAM

PanAm Club

O endereço é tradicionalíssimo, o Hotel Maksoud Plaza, mas a balada é novíssima e fica, literalmente, nas alturas – tanto que o fumódromo é no heliponto do prédio (para se chegar a ele é preciso encarar uma escada estreita, em caracol, e o forte vento que sopra no planalto paulistano). Uma típica boate, embalada por som contemporâneo ou não – depende da programação da noite –, tem na vista a sua principal atração. Por ficar na esquina das ruas Campinas e São Carlos do Pinhal, bem atrás da Avenida Paulista, é uma boa pedida para os gringos que curtem esticar a noite cercados de moderninhos locais.
Funciona de sexta e sábado, a partir das 23h.
Alameda Campinas, 150.
Tel.: (11) 3145-8000

Minha foto1

Márcia Pereira é formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, trabalhou como repórter e editora em veículos da grande imprensa como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, e nas revistas Corpo a Corpo, Só Receitas e Contigo!, entre outras. Sua paixão por gastronomia a levou a viver experiências inesquecíveis, como fazer a pisa da uva à beira do rio Douro, em Portugal, e comer veado na Nova Zelândia. Comer e beber (e viajar para isso) são, definitivamente, alguns dos melhores prazeres da sua vida!